quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Formação de novos delegados

    A Polícia Civil recebeu 48 novos delegados, na terça-feira, 16/08, para reforçar o efetivo nas unidades de Polícia Judiciária do Estado. 

    O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, participou da cerimônia de formatura. “É com grande satisfação que venho desejar muita sorte nessa carreira que, formalmente agora, tem início”, disse o secretário durante o evento aos formandos.

    Mágino, que entregou o diploma ao primeiro colocado no curso, o delegado Ronald Quene Justiniano Marques, destacou a importância da carreira de delegado. “Pensem que vocês são a primeira autoridade que o cidadão vai procurar”, falou. “A vocês caberá a primeira solução, o primeiro ato de autoridade do Estado estará nas mãos de vocês”, completou o secretário em seu discurso.

    Os delegados são responsáveis pela coordenação da investigação e administração da delegacia de polícia. Eles são a primeira autoridade a analisar juridicamente o fato para definir se houve crime.

O delegado-geral da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, entregou o certificado ao segundo colocado, o delegado Thiago Nemi Bonametti, e lembrou aos formandos que a carreira não é “uma simples profissão”, mas uma “vocação”. “Tenho certeza que os senhores se sairão bem”, afirmou o delegado-geral. “Desejo muita sabedoria e muita sorte”, completou Youssef.

    Os novos policiais passaram por quatro meses de curso de formação na Academia de Polícia Civil (Acadepol). O curso de formação tem 24 disciplinas, dentre elas direitos humanos, polícia comunitária e armamento e tiro.

    A diretora da Acadepol, Ana Paula Batista Ramalho Soares, foi a patrona da turma, que recebeu o nome da diretora do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Elisabete Sato. O paraninfo foi o delegado do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), Maurício Correalli, que junto com outras autoridades recebeu uma placa dos formandos como símbolo de uma homenagem.

    “Peço que se lembrem todos os dias, durante essa carreira que se inicia, dos ensinamentos da Academia de Polícia, levem para o dia a dia dos senhores aquilo que aqui aprenderam”, pediu a diretora da Acadepol aos novos delegados. Ela ainda entregou o diploma ao terceiro colocado no curso, Sandro Thadeu Carhel Pinto Vergal.

    Durante a solenidade, a delegada Ana Paula destacou que toda a população do Estado espera um bom desempenho dos delegados recém-formados. “Eu acredito na audácia desses 48 delegados que ajudei a formar junto com minha equipe. Acreditem: vocês podem ir além, fazer diferente e fazer melhor. Podem contribuir para a nossa Polícia ser melhor do que já é, nós confiamos em vocês”, disse.

    A preparação dos delegados totaliza 572 horas/aula. Ao final do curso, passam por 15 dias de estágio supervisionado, onde atuam diretamente nas unidades policiais. A oradora da turma, delegada Camila Duarte, destacou a vocação da carreira de delegado e falou sobre a missão que eles têm pela frente.

     “Mais do que um mero expediente de oito horas, inevitavelmente, o trabalho policial ecoa em cada um de nossos corações pelas 24 horas de cada dia”, declarou. “Não podemos esquecer da necessidade de uma atuação policial pautada pela legalidade e pela humanização do atendimento às vítimas”, completou.

                     Distribuição

    A Capital receberá 24 delegados. Para a Grande São Paulo, serão destinados 15 policiais. O Interior ganhou nove delegados, sendo que para a região do Vale do Paraíba (1), Campinas (2), Ribeirão Preto (1), São José do Rio Preto (1), Baixada Santista (1), Sorocaba (1) e Araçatuba (2). Nas semanas passadas, a Polícia Civil recebeu 353 escrivães, 280 investigadores e cinco agentes policiais.

    Além desse reforço do efetivo, o Estado está formando mais policiais. Estão nas academias das polícias outros seis policiais técnico-científicos, 18 policiais civis (escrivães e investigadores) e 5.224 futuros policiais militares (entre soldados e alunos oficiais).

    O secretário da Segurança encerrou o evento desejando sucesso ao novo efetivo da Polícia Civil. “Tenho certeza que vocês trilharão um caminho de sucesso e de vitórias na Polícia Civil. Parabéns, sucesso na carreira e que Deus os abençoe e os proteja sempre”.

    Reproduzida da Secretaria da Segurança-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário