quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Segurança reforçada no centro de Sorocaba com a Operação Centro Seguro

    Desde as 10 horas de quarta-feira, 16/11, Sorocaba está com o policiamento reforçado em vários pontos da área central. 

    Polícia Militar e Guarda Civil Municipal estão com reforços em seus trabalhos de policiamento para aumentar a segurança e prevenir os crimes, graças ao grande aumento de movimentação comercial por conta das festas de fim de ano. 

    As ações seguem até a virada do ano, e serão divididas em duas fases. O foco principal é a prevenção de furtos diversos praticados no Centro, de bolsas a carteiras, de produtos de loja a veículos estacionados em lugares inapropriados. Apesar do reforço policial e da forte presença ostensiva de policiais e guardas, a orientação é estar sempre atento.
 
    Os furtos são o principal problema devido ao forte vaivém de milhares de pessoas que usam a região central para fazer as compras das festas de Natal e Ano-Novo. As autoridades pedem atenção especial para as mulheres que levam bolsas, que procurem deixá-las na frente do corpo, e dividir os valores de dinheiro que carregam em bolsos. Os homens devem levar as carteiras nos bolsos na frente e, de preferência, deixar o dinheiro separado também. A polícia ainda pede que estacionamentos sejam usados, em vez de deixar os veículos estacionados em ruas distantes. 
 
    PM e GCM dividiram a "Operação Centro Seguro" em duas fases. A primeira delas começou ontem às 10 horas, e vai até o começo de dezembro. É a primeira vez que as autoridades de Sorocaba antecipam as ações para a segunda quinzena de novembro, costumeiramente as operações dos anos anteriores começam no dia 1º de dezembro. 

    Nesses últimos 15 dias de novembro, viaturas policiais e da guarda vão circular por diversos pontos estratégicos do Centro e dos arredores da cidade, identificando pontos críticos e aumentando a visibilidade, com viaturas, motos e oficiais em locais estratégicos. Também haverá intensificação de guardas municipais e policiais militares nas fiscalizações de comércios do centro de Sorocaba.
 
     Na fase seguinte, será efetivada a adoção de pontos de estacionamento estratégico com a presença das viaturas da PM e da GCM. O pessoal que trabalha na parte administrativa da PM, bem como todos os oficiais do batalhão sorocabano, estarão nas ruas para a chamada "saturação", com a população vendo o trabalho de patrulha sendo desenvolvido. As abordagens aumentarão, inclusive nos corredores comerciais que alimentam o afluxo na região central. A GCM programa suas ações da mesma maneira. 
 
    A programação desenvolvida na "Operação Centro Seguro" não deixará os bairros sem policiamento, por conta do reforço no Centro, avisam os comandos das corporações. A PM destacará o pessoal do administrativo para trabalhar, de todas as cinco companhias e da Força Tática. A GCM reorganizará a Patrulha Escolar - as escolas estarão de férias - para aproveitar os guardas nos planos de replanejamento, que também vai considerar outras estratégias de patrulha para não prejudicar os trabalhos nos bairros.
 
    O comércio ambulante também terá a fiscalização reforçada, pois, além da PM e da GCm nas ruas, os agentes da Prefeitura atuarão em maior número. As abordagens nos moradores de rua e usuários de drogas, muito frequentes no Centro, também terão aumento. A Polícia Civil compareceu, mas sua participação será de colaboração com o trabalho preventivo desenvolvido pelas outras corporações. 

    Todas as informações da reportagem foram dadas em uma coletiva de imprensa - minutos depois de dezenas de viaturas da PM e da GCM saíram da Praça Coronel Fernando Prestes - pelo comandante da 3º Cia. da PM, tenente Vilmar Maciel, e do subcomandante da GCM, Darci Oliveira Dutra.

    Reproduzido do Diário de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário