quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Centro de Controle Operacional da Urbes Sorocaba ganha novo painel de visualização das câmeras

Em funcionamento desde 2009, o Centro de Controle Operacional (CCO) de Trânsito da Urbes está inaugurando, nesta quarta-feira (28/12), um novo painel de visualização das câmeras de monitoramento da cidade, com maior capacidade de exibição e tecnologia mais avançada. 

O novo painel, denominado Vídeo Wall Flat Vision LED 46”, formado por 12 displays de cristal líquido,proporciona a exibição das 65 câmeras da Urbes ao mesmo tempo, o que torna a visualização do trânsito na cidade mais eficaz e facilitada para os agentes de trânsito que fazem o monitoramento via CCO. Antes, 36 câmeras eram exibidas nas antigas telas de TV. Sorocaba conta atualmente com 105 câmeras de monitoramento das ruas. Destas, 65 são da Urbes e 40 são da Guarda Civil Municipal (GCM), todas compartilhadas entre as duas instituições.

“Adotamos e implementamos medidas que buscam proporcionar o gerenciamento do tráfego com mais eficácia, a melhoria das condições viárias e de segurança, além da otimização do sistema semafórico, entre outras ações, visando sempre a melhoria da fluidez do tráfego na cidade”, destaca Renato Gianolla, diretor presidente da Urbes.

Além das câmeras, o novo sistema conta com um software de controle automático do tamanho e posição das janelas de todas as aplicações visualizadas no painel. A ferramenta permite a criação de múltiplos layouts e  mudanças rápidas e simultâneas de uma ou mais janelas de aplicações visualizadas no painel, entre outras funcionalidades.

De olho 24 horas por dia

O sistema de câmeras de trânsito disponíveis em Sorocaba está de olho, 24 horas por dia, em tudo o que acontece nos principais corredores viários. Através do videomonitoramento feito via CCO, é possível detectar interferências nas vias públicas (acidentes, congestionamentos, veículos quebrados, veículos estacionados irregularmente, etc.), o que possibilita o encaminhamento imediato de equipes de campo para solução das ocorrências, bem como, quando necessário, a adoção de medidas para alterar, por meio do Sistema de Controle Semafórico, o tempo de verde em determinadas interseções, promovendo a fluidez viária necessária entre outras medidas.

Os agentes de trânsito que trabalham no CCO da Urbes são treinados e habilitados para entrar em contato com as equipes que estão nas ruas, ou outro órgão como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar ou Bombeiros, fornecendo detalhes e apoio nas ocorrências de trânsito para que o problema seja solucionado o quanto antes.

Não dá para viver sem notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário