domingo, 1 de janeiro de 2017

Sistema Detecta auxilia milésimo flagrante resultando em captura e carro roubado recuperado

Carro Recuperado
    A Polícia Militar registrou na manhã de sexta-feira, 30/12/2016, o milésimo flagrante realizado na Capital com auxílio do sistema de videomonitoramento inteligente Detecta. Alertas disparados pela ferramenta possibilitaram a prisão de três pessoas e recuperação de um carro roubado, na zona oeste da cidade.
    Uma equipe da Força Tática do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) recebeu informações de que o Golf branco roubado havia passado por uma câmera interligada ao sistema Detecta. Os ocupantes do automóvel fugiram logo após os PMs darem sinais luminosos e sonoros de parada.
    Instantes depois, a equipe encontrou o automóvel na Avenida Jaguaré e ouviu disparos de arma de fogo vindo da direção do veículo. Neste momento, o motorista atravessou o canteiro central na tentativa de atropelar uma policial que fazia a abordagem e continuou a fuga, desta vez, pela contramão.
    A equipe continuou o acompanhamento e ouviu novamente barulhos de tiros. Na Avenida Escola Politécnica, o suspeito que dirigia o Golf tentou entrar na Cidade Universitária, mas, como o portão estava fechado, saiu do carro e tentou fugir a pé, sendo preso após cair no jardim em frente à entrada.
      No veículo foi encontrada uma carabina de calibre .44. O suspeito, vigilante de 30 anos, passou por atendimento no Pronto Socorro do Hospital Universitário após se queixar de dores na coxa esquerda.
                           Mais prisões
    Em auxílio à ocorrência, uma equipe das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) conseguiu localizar os outros dois ocupantes do Golf, na Avenida Miguel Frias de Vasconcelos.
    A dupla havia pulado do automóvel durante a tentativa de fuga. Um dos suspeitos, ajudante de 26, ainda tentou correr a pé, mas foi detido logo depois. O outro ocupante, entregador de 27 anos, ficou parado e também foi preso.
    O carro foi recuperado. Segundo a Polícia Militar, o vigilante disse aos policiais ter roubado o Golf no dia 20, no bairro Jaraguá. O homem falou, ainda, que o veículo seria "cortado” em Pirituba, zona norte de São Paulo. Na delegacia, porém, o trio preferiu não dizer nada sobre a ocorrência.
    Além da arma, foram apreendidos celulares, um controle remoto e cartuchos de calibre .44. O caso foi registrado como resistência, receptação de veículo, posse ou porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo e associação criminosa, no 93° Distrito Policial (Jaguaré).
                             Detecta
    O Detecta é um sistema de videomonitoramento inteligente que integra bancos de dados das polícias paulistas e imagens de câmeras. As informações da ferramenta podem ser acessadas por todas as unidades policiais do Estado, auxiliando o trabalho das polícias no combate ao crime.
   As câmeras da Prefeitura de São Paulo começaram a ser integradas ao Detecta em agosto. No dia 21, foi anunciada uma parceria para a ampliação do número de câmeras do sistema.
    Reproduzido da Secretaria da Segurança Pública-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário