terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Operação Natal Seguro em São Roque, Mairinque e Araçariguama


    COM a proximidade das festas natalícias, considerando a abertura do comércio até às 22 horas à contar de 13 de dezembro, bem como uma maior circulação de dinheiro no comércio (o pagamento do 13º salário), é notável o grande número de pessoas que invadem os centros comerciais das cidades. 

    Algumas vezes, contudo, por falta de atenção, o que poderia ser um momento de satisfação para o consumidor pode ser tornar um imenso transtorno. Nesta época do ano, os números de furtos e roubos costumam ser mais evidentes. Todavia, sendo tomadas algumas precauções, os índices podem baixar.

    A Polícia Militar por meio da 2º Companhia Territorial do Quinquagésimo Batalhão de Polícia Militar do Interior iniciou no dia 07 de dezembro a “Operação Natal Seguro”, intensificando o policiamento nos 03 municípios abrangidos por esta Subunidade Policial Militar.

    O Comandante da 2º Cia PM Territorial, o capitão Carlos Ricardo Ceoloni, juntamente com o tenente Murilo Luiz Frigeri, o comandante do 1º Pelotão PM Mairinque e o 1º sargento Claudemir Fogaça responsável pelo comando do 2º Pelotão PM Araçariguama, coordenaram o planejamento e mapeamento de pontos estratégicos, aumentando o policiamento (RPM - Rádio Patrulha com Motocicletas, Força Tática e Rádio Patrulha) nas áreas de comércio e bairros, fixando viaturas e intensificando o patrulhamento, para isso contamos com reforço de policiais militares a fim de aumentar a segurança de todos.

    Serão desencadeadas operações em diversos pontos de ações, priorizando também as principais vias de acesso aos Municípios. A ação preventiva tem por objetivo minimizar ocorrências de furtos e roubos na região, garantir a segurança dos cidadãos que realizarão suas compras de fim de ano.

    A Polícia Militar orienta a todos para seguir algumas regras de seguranças, as quais dificultam ações dos infratores da lei e somam em muito na prevenção primária da segurança. Procure fazer suas compras em dias e horários de menor movimento. Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e a frente do corpo, para o lado de dentro da calçada.

    Tenha dinheiro separado para pequenas despesas. Mantenha atenção aos seus objetos pessoais (carteiras, bolsas, sacolas, etc.). Não perca as crianças de vista enquanto olha vitrines ou faz compras. Identifique-as com pulseiras contendo nome dos pais e telefone. Evite retirar sua carteira em público, principalmente na rua, em bares, e locais de grande movimento.

    Evite atender o celular caminhando no meio da multidão. Se for preciso, pare em um local onde você tenha visão das pessoas que estão caminhando e só então atenda ao celular. Observe as pessoas à sua volta, caso suspeite que esteja sendo seguido, entre em um comércio e, se necessário, peça ajuda ou acione a Polícia (190). Evite a ação dos marginais, não ostentando correntes, relógios, medalhas, braceletes e outras joias.

    Não carregue objetos de valor, grandes quantias em dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade; Evite andar por ruas ou praças mal iluminadas; Procure caminhar no centro da calçada e contra o sentido do trânsito. É mais fácil perceber a aproximação de algum veículo suspeito;

    • Evite fazer compras sozinho.  Leve sempre uma companhia, porque é mais seguro;
    • Prefira pagar com cartão, assim, você não precisa levar grandes quantias em dinheiro;
    • Não deixe a bolsa, carteira ou objetos comprados em locais que possam ser roubados;
    • Evite carregar muitos pacotes ou sacolas para não ter as duas mãos ocupadas.
    • Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, especialmente à noite;
    • Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista;
    • Dentro da condução, coloque a carteira, a bolsa, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo;
    • Proteja bem o dinheiro ou os cheques na hora que você for ao banco fazer depósitos;
    • Não convém conversar com pessoas estranhas dentro ou fora do banco;
    • Ao fazer um saque, evite colocar o dinheiro ou a carteira no bolso de trás;
    • Ao sair do banco, olhe bem para todos os lados, para ver se não tem ninguém seguindo você;
    • Quando estiver na rua, deixe o seu carro em local visível e iluminado;
    • Nunca deixe documentos, talões de cheque, cartões de crédito, ou outros pertences de valor dentro do carro.
      
     Com esta ação a Polícia Militar do Estado de São Paulo, reafirma o compromisso com o cidadão em servir e proteger a sociedade. 

    Texto da Polícia Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário