quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Perigo da vítima de furto ou roubo investigar o crime


    EXISTE pessoa vítima de crime patrimonial que adota iniciativa de investigar o crime por meios próprios, isso é perigoso porque poderá sofrer represália por parte do autor ou dos autores principalmente se o crime fora cometido por quadrilha ou bando. 

    Tipos de crimes comuns em áreas rurais furto e roubo de tratores ou de outras máquinas agrícolas, furto e roubo de bovinos e bubalinos também acontece com frequência em áreas rurais. Para cometer esses tipos de delitos é necessário mais de um delinquente, por isso esses tipos de crimes são cometidos por marginais organizados que contam com ação de comparsas em diversas partes da região.

    A vítima tentando apurar detalhes do crime e identificar os autores, viverá risco de sofrer represália. Por que isso poderá acontecer? Mesmo que a vítima identifique os autores enfrentará dificuldade em recuperar o bem subtraído, e mais, se os criminosos souberem da iniciativa da vítima não pensarão duas vezes para cometerem vingança. 

    Na região de Sorocaba aconteceu um caso que ladrões utilizaram um caminhão e invadiram uma propriedade rural, de lá subtraíram quase quarenta cabeças de bois de aptidão de corte. O proprietário dos animais (pecuarista) iniciou investigação por meios próprios tentando identificar quem teria subtraído seus bois. A vítima conseguiu identificar os ladrões, um dos envolvidos era conhecido do pecuarista. 

    Os ladrões souberam que a vítima estava no encalço deles inclusive com farta informação a respeito da conduta do grupo. Um ladrão telefonou com número restrito e falou para vítima que seu grupo era numeroso e se a vítima entregasse parte do grupo para Polícia os outros integrantes do bando pegariam o filho da vítima; o ladrão ainda citou informações a respeito da família do pecuarista. Diante disso, o pecuarista fora obrigado recuar dizendo ao ladrão que encerraria a investigação.

     A polícia não tem bola de cristal, seu trabalho de investigação é facilitado quando a vítima cita informações, essa deve ser somente a iniciativa da vítima, e esperar o resultado da investigação. Se demorar  a elucidação, a vítima poderá procurar saber os pontos dificultosos enfrentados pela polícia, e assim sendo poderá contribuir com mais informações.  

    Merece Reflexão    

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário