sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Palestra de prevenção ao suicídio


    SERVIDORES da sede da Secretaria da Segurança Pública assistiram, na tarde de quinta-feira, 01/08, uma palestra sobre prevenção ao suicídio. A abertura do seminário contou com a participação do secretário da pasta, general João Camilo Pires de Campos.

    Organizada pelo coronel Joselito Sarmento de Oliveira Junior, chefe da Assessoria Policial Militar da SSP (APMSSP) e ministrada pela escritora Lucia Winther, diretora-presidente da editora Ponte do Brasil, a palestra teve como tema “Prevenção ao suicídio – O valor da vida”.
    Durante a abertura do seminário, o titular da pasta contou que atuou no Exército Brasileiro por 48 anos e, enquanto esteve no alto comando, chefiou o departamento pessoal da instituição, contribuindo com a criação de uma cartilha que apoia a prevenção do suicídio.
    “Analisando as estatísticas, o suicídio sempre me chamou a atenção. Quando cheguei aqui [na SSP] percebi que o mesmo acontecia com os policias. Há [o suicídio] na sociedade e no sistema de Segurança Pública. Por isso, precisamos criar condições de enfrentar o problema”, afirmou.
    “É preciso enxergar além, ultrapassar a máscara social e ver as atitudes daqueles que estão à sua volta. Assim, fica mais fácil de entender quando alguém precisa de ajuda, em que nível crônico está a pessoa e auxiliá-la a renovar o seu propósito de vida”, explicou Lucia.
    “Importante falar sobre o tema e entender o assunto para lidarmos melhor com a prevenção desse tipo de problema”, destacou o coronel. “Enquanto dirigentes, precisamos entender os conceitos que envolve a problemática para auxiliarmos na prevenção”, completou.
    A Secretaria de Segurança Pública, por meio de suas polícias, dedica especial atenção aos cuidados psicológicos dos policiais que integram os quadros das instituições, fornecendo todo o suporte necessário. Os números de suicídios de policiais militares, por exemplo, caíram 46,67% de janeiro a julho.
    “Não existe o pouco, o índice ideal é zero”, ressaltou o general, apesar da queda no indicador. Durante a apresentação, a palestrante reforçou a importância de difundir a informação como meio de prevenção. “Além de colocar o conhecimento sobre a mente, o espírito e a vida nas mãos das pessoas, minha missão é ajudá-las a utilizá-lo em suas vidas”, concluiu.
    Reproduzido da Secretaria de Segurança Pública-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário