quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Pilar do Sul - Escola Especial inicia compostagem de resíduos sólidos



   FINAL DE 2019, nasceu um projeto de lei na Câmara de Vereadores de Pilar do Sul, autoria do vereador Miguel Guedes. Compostagem de resíduos sólidos. Naquele ano houve a sanção da matéria. 

    A compostagem consiste em cascas de verduras, de frutas, pó de serra e esterco de gado. Esses materias são depositados em caixas plásticas e mantidos até 120 dias. Cada caixa tem um registro no fundo que tem a função de eliminar líquido dos materias. Depois de pronta a compostagem pode ser lançada em horta ou outro cultivo. 

    Em 21 de outubro de 2021, a Escola Especial Edna Aparecida pôs em prática a compostagem de resíduos sólidos. Iniciou com duas caixas. Miguel Guedes falou ao Sorocaba Notícia a respeito dos benefícios que a compostagem orgânica promove; ele disse ainda que está otimista que outros estabelecimentos de ensino, entidades e empresas possam aderir essa ideia. "Esse projeto é do Sul do País, eu o conheci em Sorocaba; concluiu Miguel Guedes.  

COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS

1.    Reciclagem biológica

2.    Transformar lixo doméstico em composto orgânico

A compostagem pode fornecer adubo com alto valor agregado para o solo.

3.    Produz alimentos saudáveis e de qualidade, sem o uso de agrotóxicos

4.    Beneficia a sociedade, principalmente os menos favorecidos

                 Contribuições principais

    Eliminação do gás metano, que é prejudicial à camada de ozônio e eliminação do chorume, que além de infiltrar no lençol freático, também aumenta a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

·                   Econômico

    A compostagem – além de ser um recurso importante para o desenvolvimento das cidades e do setor agrícola – pode diminuir a quantidade de resíduos sólidos coletados e depositados em aterros sanitários.

·                         Social

    Através de técnicas sustentáveis, a compostagem serve como fonte de renda para os trabalhadores e ajuda na produção de frutas, hortaliças e leguminosas.

·                         

            



Nenhum comentário:

Postar um comentário