terça-feira, 16 de novembro de 2021

Sorocaba - Defesa Civil mais equipada

 


    A COORDENADORIA MUNICIPAL de Proteção e Defesa Civil de Sorocaba (Compdec) recebeu, durante solenidade terça-feira, 16/11, um kit de equipamentos para auxiliar no atendimento a ocorrências no município. O ato ocorreu no Centro Operacional da Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) da cidade.

    Estiveram presentes na ocasião o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Coronel Vitor Gusmão, representando o prefeito Rodrigo Manga; o Comandante da GCM, Henrique de Agrella; o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Fábio Camargo; o coordenador regional da Defesa Civil da Região Metropolitana de Sorocaba, Major PM do Corpo de Bombeiros Ivan Godinho; o vice-prefeito de Araçoiaba da Serra, Adilson Aparecido Domingues, acompanhado do GCM Barros, da Defesa Civil de Araçoiaba da Serra; o diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, Tenente-coronel Fauzi Salim Katibe, representando o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Moncruz Romanek; o comandante interino do 7º Batalhão de Policia Militar do Interior (7°BPMI), Major Haro; além do Capitão PM Vale, à frente do 15° Grupamento de Bombeiros de Sorocaba, e do deputado estadual Danilo Balas.

    A Defesa Civil de Sorocaba recebeu um aparelhamento, no valor total de R$ 100 mil, composto por um veículo pick-up Fiat Strada 0 km, um bote inflável, equipamentos de combate a incêndio, tenda, gerador elétrico, motosserra e um conjunto de holofotes. O setor de Defesa Civil de Araçoiaba da Serra também foi contemplado com um kit semelhante. Os conjuntos de equipamentos foram destinados aos dois municípios por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Douglas Garcia e Danilo Balas, adquiridos pelo Governo do Estado de São Paulo, via programa de Reaparelhamento das Coordenadorias de Proteção e Defesas Civis Municipais.

    “Vamos trabalhar essa operacionalização com as demais Corporações Municipais. O kit chegou em boa hora, nas vésperas da implementação da ‘Operação Verão’”,  disse Fabio Camargo, coordenador da Defesa Civil de Sorocaba. “A Defesa Civil faz um trabalho muito importante nas ações de proteção, em especial durante o verão, e auxilia muito no atendimento inicial, antes da chegada dos Bombeiros”, completou o coordenador regional de Defesa Civil, Major PM Ivan Luís Godinho.

    O diretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Fauzi Salim Katibe, enalteceu a parceria entre Estado, deputados e Municípios, o que tem possibilitado condições de equipar mais as cidades paulistas. “Ajuda quem realmente precisa e agiliza o atendimento, independentemente de ser GCM, Bombeiro ou Defesa Civil na ação. Além de receber os equipamentos, as equipes das Defesas Civis são treinadas para manusear cada um deles”, enfatizou o tenente-coronel.

    “GCM e Defesa Civil trabalham muito próximas, em ações que, muitas vezes, se misturam. Esses recursos facilitam bastante no atendimento a ocorrências em caso de calamidades”, disse o comandante da GCM, Henrique de Agrella. “Esse tipo de ação integrada salva vidas. Dar suporte e aparelhamento para o contato inicial em uma ocorrência é fundamental”, frisou o deputado Danilo Balas.

    “A cidade vem mudando dia a dia para melhor, com o comprometimento e o empenho de todos. Nós estamos sempre à disposição e podemos fazer a diferença a cada dia e a sociedade sabe que pode contar com a PM e a GCM, além da Defesa Civil e dos Bombeiros. Essa irmandade entre as Corporações é responsável por Sorocaba ser sucesso no que tem feito em questão de segurança pública”, concluiu o Cel. Vitor Gusmão, secretário de Segurança Urbana de Sorocaba.

    Fotos: Michelle Alves – Secom/ Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário