sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Sorocaba - Orgãos de urgência e emergência realizam treinamento

 


    ORGÃOS MUNICIPAIS de urgência e emergência realizaram quinta-feira pela manhã, 02/12, simulação de gestão de crise no Parque das Águas. O encontro foi o primeiro de uma série de treinamentos que abordarão diversos tipos de ocorrências.

    Foram envolvidos, ao todo, 31 profissionais, das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Polícia Científica, Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

    “O objetivo do treinamento é mapear e aperfeiçoar a sinergia entre os órgãos em momentos de calamidade. É importante que cada equipe saiba como atuar em situações tidas como críticas”, explica a coordenadora médica do Samu Sorocaba, Thássia Puertas Garcia.

    Durante o treinamento, foram discutidos temas estratégicos, além da realização de protocolos práticos abordados em reuniões anteriores. “Tratamos, por exemplo, sobre desabamentos e outros colapsos estruturais. É fundamental que cada equipe saiba como agir em conjunto e cuidar do maior bem das ocorrências, que são as pessoas”, salienta o Capitão PM do Corpo de Bombeiro, Kléber do Vale.

    O Major da PM, Fábio Santos Haro, enaltece a criação do grupo. “Teremos mais simulações com este grupo de estudos de eventos de crise, que abordarão outras situações críticas, como calamidades públicas, apagões, quedas de aeronaves e outros, a fim de melhorar, cada vez mais, as ações integradas entre os órgãos”, conclui.

    Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário