terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Sorocaba - Programa HumanizAção já atendeu 7.500 pessoas em situação de rua



    DE JANEIRO A NOVEMBRO DESTE ANO, desde que teve início o Programa “HumanizAção”, a Prefeitura de Sorocaba já realizou 8.888 abordagens sociais a pessoas em situação de rua, nas diferentes regiões da cidade. 

    Ao longo desse quase um ano de atividades, foi possível encaminhar, para serviços de acolhimento social ou saúde, um total de 7.458 pessoas, sendo que 112 foram atendidas no Centro de Triagem, 3.818 no Serviço de Obras Sociais (SOS) e 33 puderam receber cuidados médicos, incluindo atendimentos de urgência e encaminhamentos para residência terapêutica. Ainda, 1.094 pessoas receberam todo o suporte necessário do Município para conseguir o retorno ao lar, sempre que isso é possível e desejado.

    “O retorno à família resulta de um trabalho muito dedicado de nossas equipes. Após descobrir o local de origem dessas pessoas, são feitos contatos com os familiares ou com a assistência social local, no caso de pessoas vindas de outros municípios. E nós nos asseguramos de que a pessoa será realmente acolhida de volta, antes de encaminhá-la”, afirma o secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa.

                        Operação continua diariamente

    As abordagens sociais diárias seguem todos os dias. Neste domingo, (5), um total de 23 pessoas em situação de rua foram abordadas e 16 delas aceitaram atendimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde são oferecidos serviço de alimentação completa, cuidados com a higiene, pernoite e, se necessário, encaminhamento para cuidados com a saúde.

    Participaram da operação, no domingo, equipes da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania (Secid) e SOS, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes, nos seguintes locais: Viaduto Raul José Gebaile, Av. Dom Aguirre, Av. Afonso Vergueiro, Praça Cel. Fernando Prestes, Rodoviária e Centro de Triagem.

    Além dos telefones que já vem sendo amplamente divulgados à população para informar os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de auxílio: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid), agora também é possível contar com os números de WhatsApp das equipes de Abordagem Social, que são: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285. 

    Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário