sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Sorocaba - Unidade Proteção e Bem-Estar Animal é visitada por Polícia Ambiental e MP

    SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Antonio Prieto, recebeu, na tarde desta segunda-feira (13), a visita do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Antonio Domingues Farto Neto,  acompanhado do Capitão Comandante da Polícia Militar Ambiental de Sorocaba e Região, Felipe José Leme, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, localizada no Jardim Zulmira.


    Durante o encontro, o promotor, que faz parte do Grupo de Atuação Regionalizada de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), demonstrou todo apoio, cuidado e interesse em se aproximar e potencializar as ações desenvolvidas pela Sema, com o intuito de ampliar, ainda mais, a proteção e o bem-estar de animais, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros.

    Prieto apresentou a unidade, que abriga cães e gatos vítimas de maus-tratos resgatados pelas equipes da Sema e que estão à disposição para a adoção responsável, como o cão Frank, que chegou com um ferimento na cabeça, com exposição óssea, provocado por objeto perfurocortante, e remoção total da bolsa escrotal, com ferimento aberto. Na unidade, o animal foi cuidado com muito carinho pelos servidores, passou por cirurgia e tratamento e, hoje, está plenamente recuperado.

    Farto Neto e Felipe José Leme conheceram as instalações administrativas e veterinárias da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal, responsável também pelas castrações e microchipagem de animais domésticos, bem como os canis, gatis e a unidade móvel de urgência Resgate Patrulha Animal. Eles elogiaram e aprovaram todos os esforços nesse sentido, renovando o compromisso de desenvolver, cada vez mais, ações efetivas, com o apoio do Gaema.

    A chefe da Divisão de Zoológico e Bem-Estar Animal da Sema, Josiane Ilse, que também acompanhou a visita, falou sobre a rotina na unidade, incluindo o trabalho que é feito com animais de grande porte, como cavalos abandonados em vias públicas da cidade, que são resgatados pela Sema.

    “Essa é a primeira vez que existe uma força de coalizão em Sorocaba, para trabalhar no sentido de proteger o meio ambiente, encontrando, juntos, soluções para os desafios que aparecem. Tenho certeza que essa união fortalecerá, ainda mais, as ações voltadas à causa animal em nossa cidade”, comemora o secretário municipal. 

    Farto Neto também falou da importância de realizar uma ação mais efetiva junto à população, para que as pessoas saibam quais os órgãos que devem procurar, em casos de resgates de animais domésticos e silvestres na cidade. “É muito importante a criação de um material informativo, simples e direto, que oriente o morador, para que sejam realizadas ações efetivas e não haja desperdícios de recursos materiais e humanos”, afirma o promotor.

                   Sobre a Unidade 

    Na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, todos os animais resgatados são inicialmente examinados pelos médicos veterinários e recebem tratamento. Em seguida, são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados, para, então, serem disponibilizados para a adoção responsável, por meio do programa permanente “D + uma chance, adote uma vida!”.

    Atualmente, o espaço municipal conta com mais de 130 cães e gatos, vítimas de abandono ou de maus-tratos e, por isso, é necessário sempre encontrar novos tutores que garantam um lar seguro, com todo cuidado e amor a eles. Ao adotar um dos animais, o cidadão assina um termo de responsabilidade de adoção responsável.

    Para conhecer os animais da unidade, basta entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone: (15) 3202-8006, para agendar um horário. O espaço está localizado na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

    Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário