sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Salto de Pirapora - Caos na Saúde Púbilca ou Saúde pede socorro?

    INFELIZMENTE, tenho que fazer essa reclamação quanto á Saúde em nossa cidade. Se um cidadão precisa de atendimento nos Postos de Súde vai passar por situação complicada...

     Explico: em consulta de rotina o paciente tem que comparecer ao Posto correspondente ao Bairro ao qual reside , bem cedo, ou seja, para ter "chance de conseguir", tem que ir às 5H e enfrentar uma fila para tentar conseguir atendimento no mesmo dia; só que ir cedo não é garantia que vai ser atendido...porque eles (postos) tem um número específico de atendimento diário; os funcionários só chegam às 7 horas. 

    Em um posto é distribuído senhas ( Posto Primavera); em outro posto essa situação é só para pessoas que tem idade abaixo de  65 anos ( Posto Silva Barros), nesse caso a consulta pode ser agendada à tarde, sem enfrentar fila; quer dizer, o cidadão paga seus impostos e quando precisa do atendimento na área de saúde vive esse constrangimento e também passa por perigo, pois ficar na fila madrugada estará exposto à risco de ser assaltado(a) e nem tem a certeza que vai ser atendido, pois há casos em que a pessoa vai cedo e não consegue atendimento, tem que voltar a tarde para ver se consegue consulta no período da tarde. É uma situação humilhante, parece que estão nos fazendo um favor, sendo que seus salários são pagos pelos próprios cidadãos por meio de impostos.

    Quanto a Exames de Rotina, se ao passar pelo médico este solicita exames, marca no mesmo dia; só que quanto a data da coleta já é outro transtorno, porque nem sempre vai ser agendado para uma data próxima.

    Falando de Atestados Médicos, o trabalhador que precisar, perde o dia de serviço porque os médicos não emitem Atestado Médico e sim Declaração de Comparecimento, o que a maioria das empresas não aceita. 

    Anteriormente as consultas eram agendadas de 6 em 6 meses nos casos de rotina e se precisasse antes era só comparecer no Posto de Saúde às 7 horas para passar no encaixe. Depois dessas mudanças quem sofre são os mais necessitados, porque quem manda no Sistema não utiliza o Posto,  pois tem Convênio Médico Particular. 

    Sorocaba Notícia reproduz manifestação de alguém do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário