terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Sorocaba - Empresa do ramo de soluções tecnológicas desenvolve microusina de energia elétrica

 


    GENISIS é o nome de uma microusina de energia elétrica desenvolvida pela Vida Maker, empresa do ramo de soluções tecnológicas e eficiência energética que está instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), desde 2016. O equipamento, alimentado por placa solar, energia eólica, gerador hidráulico e, até mesmo, em tomadas residenciais, já foi testado, aprovado e começou a ser comercializado recentemente.

    A microusina pode ser utilizada em motorhome – veículos que são adaptados como residências –, como fonte de energia para eletrônicos e eletrodomésticos e para iluminar locais ermos. A solução já desperta, inclusive, o interesse de profissionais de Biologia, principalmente aqueles que têm de passar dias no meio da natureza, estudando a fauna e a flora, além de médicos que atendem em regiões isoladas e de difícil acesso.

    O nome Genisis, escolhido para batizar o equipamento, faz alusão ao Gênesis, primeiro livro da Bíblia, sobretudo ao capítulo 1, versículo 3,  que diz: “Deus disse: ‘Haja luz, e houve’”. Mesmo com pouca divulgação até o momento, o Genisis chamou a atenção de empresas e profissionais do Amazonas, Piauí e até Namibe, cidade da Angola.

     “Com o Genisis, é possível habilitar um consultório móvel”, garante o gestor de projetos da Vida Maker e inventor da microusina, Leandro Batista. Ele classifica o Genisis como um produto de ocasião, pensado para as pessoas e profissionais de diferentes ramos de atuação, que não possuem energia em determinados locais e que têm de realizar algumas tarefas e funções específicas.

    “A ferramenta é 100% prática, de fácil manuseio e a pessoa não precisa ter nenhum conhecimento em energia solar para utilizá-la. Basta olhar o manual de instruções. É uma energia elétrica portátil. Eu estou muito surpreso com a boa procura pelo produto que nós acabamos de validar junto ao Parque Tecnológico de Sorocaba”, explica o inventor.

                             Apoio do PTS

    O apoio das equipes de mentoria e aceleração do Parque Tecnológico de Sorocaba foi essencial para o desenvolvimento da microusina, ressalta o gestor de projetos da Vida Maker. “O ambiente do Parque Tecnológico de Sorocaba, por si só, já ajuda a abrir a nossa mente para novas ideias e projetos. Nós, como empreendedores, precisamos estar bem assessorados e este centro de inovação, pesquisa e tecnologia nos auxilia muito nisso”, comenta Leandro Batista.

    O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara, acrescenta que a microusina é apenas um dos muitos projetos criados pela Vida Maker no local. Ela também é responsável por desenvolver um veículo 100% elétrico; a primeira versão do aplicativo para denúncia de violência doméstica contra a mulher; um totem para recarga de celulares e eletrônicos, entre outros.

    Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário