sábado, 12 de fevereiro de 2022

Sorocaba - Prefeitura de bairro em bairro anuncia melhorias em quatro localidades

 


    PRIMEIRA EDIÇÃO 2022 do programa “Prefeitura de bairro em bairro” ocorreu sexta-feira, 11/02. Quatro localidades da cidade: Jardim São Paulo (Zona Oeste), Vila Colorau (Zona Leste), Mineirão (Zona Norte) e Jardim São Carlos (Zona Oeste) foram visitadas, ao longo do dia, pela equipe da Administração Municipal. O grupo ouviu as demandas da população e anunciou investimentos em melhorias nessas localidades, em diversas áreas.

    A ação contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Antonio Prieto (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal – Sema) e Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu),  além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Tiago Suckow; do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; dos vereadores Luis Santos e Fernando Dini e do ex-vereador Wanderley Diogo.

    “Foi uma sexta-feira muito proveitosa, com a retomada desse programa que já é sucesso de aceitação pelos moradores de todas as partes da cidade. Afinal de contas, ouvir os anseios e dialogar com a população é uma das características deste Governo. Definimos prazos para cada uma das demandas apresentadas, que serão todas providenciadas”, comentou o prefeito Rodrigo Manga.

                     Jardim São Paulo

    O Jardim São Paulo, na Zona Oeste da cidade, foi a primeira parada e a reforma da Praça Syrio Lázaro Baldochi foi a principal reivindicação da comunidade. Diante disso, o Poder Público anunciou que o serviço começará em 90 dias, incluindo implantação de nova academia ao ar livre, bancos e playground, a fim de que as crianças tenham um espaço especial para brincarem.

    O campinho de futebol também será recuperado, e colocadas lixeiras na área de lazer. Os serviços de roçagem no local já começam na próxima semana. A instalação de contêineres em ruas do bairro ficou definida e será providenciada em pouco mais de 20 dias, assim como a realização imediata de estudo técnico para implantação de redutor de velocidade na Avenida Padre Joaquim Gonçalves Pacheco e na Rua Benedito Venceslau Mendes.

    “Ficamos muito felizes com essa vinda da equipe da Prefeitura ao Jardim São Paulo e estamos muito satisfeitos com o resultado. Vamos acompanhar tudo o que ficou acertado e temos certeza que logo, logo, seremos plenamente atendidos”, disse a professora Disley Souza, moradora desse bairro há 14 anos e que preparou uma relação das principais necessidades dessa localidade e a entregou ao prefeito.

                   Vila Colorau

    A segunda parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi na Vila Colorau, Zona Leste, para uma visita à Associação dos Moradores do bairro.

    O bairro receberá, a partir da próxima semana, uma operação que vai incluir serviços de tapa-buraco, roçagem de mato e melhorias na sinalização de trânsito. A ação foi solicitada pelos moradores, assim como a instalação de conjunto semafórico em cruzamento da Rua Chile, que será providenciado em 90 dias.

    Outra preocupação dos munícipes da Vila Colorau é com o trânsito e estacionamento de veículos pesados em locais proibidos. “Diante disso, também na próxima semana, vamos intensificar a fiscalização no bairro, com os agentes de trânsito, para coibir abusos”, destacou o secretário da pasta, Carlos Eduardo Paschoini.

    Uma comissão de moradores também foi montada para acompanhar representantes da Administração Municipal, em vistoria em duas áreas: uma que costuma ser atingida por extravasamento na rede de esgoto e outra, onde são armazenados materiais recicláveis e moradores da redondeza se queixam de aparecimento de pragas, para, então, resolver tais situações.

                          Mineirão

    No Mineirão, na Zona Norte de Sorocaba, a limpeza das encostas do córrego que atravessa o bairro já teve início, sendo feita por equipe do Saae/Sorocaba, atendendo ao pedido dos moradores. “A autarquia também tem projeto previsto de melhoria em duas travessas sob o córrego, para evitar intercorrências em dias de chuva intensa”, completou o diretor-geral Tiago Suckow.

Outra solicitação é a construção de área de lazer ao lado da escola municipal do bairro, o que será objeto de estudo e elaboração de projeto por parte da Serpo, previsto para ser concluído em até 100 dias. Além da questão do córrego, um espaço para a criançada brincar é fundamental. É a principal necessidade daqui, do bairro”, apontou o aposentado Celso Ricardo, residente no Mineirão há 49 anos.

    A viabilidade de instalação de lombada nas ruas Ermolau Del Cistia e Abner Pedroso da Silva, para evitar abuso de velocidade por parte dos motoristas, será analisada pela Semob, que prevê prazo de 20 dias para executá-las, assim que autorizadas.

                 Jardim São Carlos

    A última parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi no Jardim dos Pássaros, na Zona Oeste de Sorocaba. “Nós, da Serpo, mais uma equipe da Sema, iniciaremos, já na próxima semana, a poda de árvores e a roçagem de mato em área verde junto ao córrego que atravessa o bairro. Os trabalhos serão feitos em conjunto”, pontuou o secretário Darwin de Almeida Rosa.

    O Saae/Sorocaba realizará a limpeza da rede de esgoto e, ainda, com o apoio da Sema, uma fiscalização vai identificar possíveis pontos de lançamentos irregulares e de extravasamento de esgoto no manancial.

    Quanto ao transporte público, a Urbes vai mudar o itinerário da linha 71 e ampliar horários nas linhas 27 e 40, dentro de 10 dias, atendendo à demanda de usuários do bairro. Um grupo de moradores vai acompanhar técnicos da Semob para discutir, em reunião a ser agendada com a empresa concessionária que administra a Rodovia Raposo Tavares, a questão do trânsito na via de acesso entre essa estrada e o Jardim São Carlos.

    Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário