quarta-feira, 30 de março de 2022

Sorocaba - Combate e prevenção à obesidade infantil

    PREFEITURA DE SOROCABA, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promove, terça-feira, 05/04, o 1º Seminário da Região Metropolitana de Sorocaba de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil, que será realizado no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, das 8h às 12h30.

    O evento terá como tema central “Os impactos da pandemia na obesidade infantil: promoção da saúde no ambiente escolar”, possibilitando abrir diálogos intersetoriais, promover a reflexão crítica e desenvolver estratégias para utilizar a escola como espaço de promoção da saúde, formando hábitos alimentares saudáveis.

    “A obesidade infantil é uma questão de saúde pública e recebe influência de aspectos comportamentais, emocionais e socioeconômicos. Portanto, o ambiente escolar apresenta grande potencial para a realização de ações educativas”, pontua o secretário da Educação, Marcio Carrara.

    O seminário terá início às 8h, para credenciamento, com a Mesa de Abertura contando com as presenças do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, e do secretário da Educação, Marcio Carrara. A seguir, serão apresentadas três palestras proferidas por especialistas: a psicóloga Vanessa Ponstinnicof, que é funcionária pública municipal, atua na área clínica, possui mestrado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e várias especializações no campo de atuação; a nutricionista Lais Mamede, que atua na área clínica de bebês e crianças, também é funcionária pública municipal, formada pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica pelo Ganep (Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral), com especialização em Transtornos Alimentares pelo Ambulim, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e instrutora de Mindful Eating pelo protocolo ME-CL (Mindful Eating-Conscious Living); além do educador físico Luís Severino Machado, igualmente funcionário municipal, mestre em Educação em Saúde, com especialização em Bioquímica do Treinamento, pelo Instituto de Cultura Física de Moscou (RUS) e graduado em Fisiologia pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

    Em seguida, os participantes do evento serão prestigiados com a apresentação cultural “Samba de Coco”, realizada pelo artista e arte-educador Jadson Fernandes dos Santos, o “Seu Maia”. Finalizando o seminário, haverá uma Mesa-redonda, envolvendo também o público presente.

    Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-9500. O Teatro Municipal “Teotônio Vilela” fica localizado na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/n, no Altos da Boa Vista.

    Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário