quarta-feira, 8 de junho de 2022

Sorocaba - Ação educativa sobre uso consciente de esgoto no Wanel Ville



    SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO (Saae) de Sorocaba realiza sábado, 11/06, às 10h, uma ação educativa sobre o uso consciente das redes de esgoto, no Wanel Ville, Zona Oeste da cidade. 

    A equipe de Educação Ambiental vai distribuir um material informativo em residências e estabelecimentos comerciais da região, com o intuito de orientar e sensibilizar os moradores sobre o descarte de resíduos, a fim de promover o uso adequado das redes de esgoto.

A atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Saae e da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). Instituída pela ONU, a data tem como objetivo encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental e do viver de forma sustentável. Em Sorocaba, o dia faz parte do calendário oficial, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

    “Sorocaba tem, hoje, cerca de 1.500 quilômetros de redes de esgoto e, além dos investimentos públicos nas melhorias desse sistema, o munícipe é um parceiro importante do Poder Público, a fim de garantir a integridade das tubulações e prevenir entupimentos e outros problemas”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

    A recomendação é que objetos sólidos, como peças de metal, plásticos, tecidos, papel higiênico, preservativos e absorventes, bem como óleo usado no preparo das refeições, entre outros, nunca sejam descartados em ralos, pias e vasos sanitários, a fim de evitar possíveis entupimentos nas redes e o retorno de esgoto nas residências.

    A água da chuva também não deve ser direcionada à rede de esgoto que, além de provocar transbordamento do poço de visita, carrega areia e outros sólidos que podem acarretar no entupimento, podendo também, inclusive, ocorrer retorno dos efluentes nas residências. A situação se agrava em períodos de chuvas fortes. O correto é o lançamento da água pluvial diretamente para a rua. Para mais informações sobre o tema, o Saae/Sorocaba disponibiliza o telefone gratuito: 0800 770 1195 e o WhatsApp: (15) 99850-3936..

    Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário