quinta-feira, 2 de junho de 2022

Sorocaba - Prefeito Rodrigo Manga agenda reunião para alertar a respeito de migração de usuários de drogas da capital para o interior

 


    PREFEITO DE SOROCABA e presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Rodrigo Manga, emitiu sinal de alerta e está convocando os prefeitos da RMS, as forças de segurança e as autoridades locais, estaduais e federais para uma reunião extraordinária de urgência sobre a migração de usuários da Cracolândia da capital para o interior paulista.


    O encontro será seguido de coletiva de imprensa, marcada para as 12H de sexta-feira, 03/06, no Salão de Vidro do Paço Municipal de Sorocaba. Estão sendo acionados para a reunião todos os prefeitos dos 27 municípios que compõem a RMS; o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Henrique de Agrella; o Comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI 7), Cel. da PM Edson Luís da Silva Simeira; o Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I) / Sorocaba, Tenente-coronel Sidney Roberto Vieira Gomes; o delegado da Delegacia Seccional de Sorocaba, Mauro Guimarães Soares; além dos secretários municipais de Segurança Urbana, Cel. Vitor Gusmão; da Cidadania, Clayton Lustosa; e da Saúde, Cláudio Pompeo; dos secretários estaduais dessas mesmas pastas, Gen. João Camilo Pires de Campos, de Segurança Urbana; Fernando José da Costa, da Justiça e Cidadania; Jeancarlo Gorinchteyn, da Saúde; mais o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro Júnior.


    Durante abordagens sociais feitas diariamente a pessoas em situação de rua na cidade de Sorocaba, por meio do programa municipal “HumanizAção”, foram identificados diferentes casos de usuários que recentemente deixaram a Cracolândia, na capital paulista, vindos das praças Júlio Prestes e Princesa Isabel, rumando aos municípios do interior paulista. Os detalhes desses casos, a exemplo do por que e como estão vindo essas pessoas da Cracolândia de São Paulo, serão divulgados durante a coletiva de imprensa desta sexta-feira.


    O prefeito e presidente da RMS, Rodrigo Manga, defende a adoção de medidas e políticas integradas regionais, com o apoio das demais esferas de governo, para definir estratégias de ação, a fim de inibir essa migração e todos os problemas decorrentes. Mais do que isso, enfatiza a necessidade da realização de programas de atendimento às pessoas em situação de rua nos municípios, assim como para tratamento de dependentes químicos.


    Nesse sentido, Sorocaba irá aproveitar o ocasião para apresentar o seu programa “HumanizAção”, que oferece atendimento especializado a pessoas em situação de rua. Desde o início de 2021, a iniciativa proporciona abordagens sociais especializadas para esse público, oferecendo também uma série de serviços e orientações, solucionando situações emergenciais, como alimentação, cuidados de higiene e abrigo noturno, além de promover outras ações, como o encaminhamento para tratamento dos dependentes químicos, que visam, sobretudo, uma verdadeira mudança de vida a essas pessoas e sua reinserção no convívio em comunidade e o reencontro com a família de origem.


    O “HumanizAção” já ofereceu, ao longo de todo o ano de 2021 até o final de abril de 2022, 14.646 abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, sendo que esses atendimentos geraram 12.188 oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Além disso, mais de 1.716 pessoas conseguiram retornar para os seus lares de origem, seja em Sorocaba ou em outras cidades de procedência. O retorno ao lar é providenciado pela Prefeitura, sempre nas situações em que há o desejo da pessoa e a viabilidade para que isso aconteça.

    Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário